Mesmo com derrota por 3 a 1 para o Peñarol nesta quarta-feira, em Montevidéu, o Botafogo garantiu sua vaga inédita na final da Copa Libertadores da América. A vitória expressiva de 5 a 0 no jogo de ida assegurou a classificação alvinegra para enfrentar o Atlético-MG na decisão, que será realizada no dia 30 de novembro, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
Após confirmar a vaga, o Botafogo volta a focar no Campeonato Brasileiro, onde lidera com três pontos de vantagem sobre o Palmeiras. Na próxima terça-feira, o time carioca enfrenta o Vasco, no Estádio Nilton Santos, pela 32ª rodada do torneio nacional.
Confronto marcado por tensão e confusão
Momentos antes do jogo, houve tumulto fora do estádio, com torcedores e o ônibus do Botafogo sendo alvo de pedras. Inicialmente, a partida estava marcada para o estádio Campeón del Siglo, mas, por razões de segurança, foi alterada para um local neutro, uma vez que o Peñarol proibiu a presença de torcedores do Botafogo em sua casa.
Em campo, com a vantagem confortável, o Botafogo poupou a maior parte dos titulares pendurados e apresentou uma postura mais defensiva, permitindo que o Peñarol aproveitasse as brechas. Aos 30 minutos, Báez acertou um chute de longa distância e abriu o placar para os uruguaios. No intervalo, o goleiro Aguerre, do Peñarol, acabou expulso após um pisão em John, goleiro alvinegro, deixando seu time com um a menos para a segunda etapa.
Expulsão e pressão final
Mesmo com um jogador a menos, o Peñarol ampliou para 2 a 0 em mais uma finalização de Báez. O Botafogo, que até então tinha dificuldades em avançar, perdeu Ponte, expulso com dois amarelos. O time carioca reagiu aos 42 minutos com Almada, que tabelou com Marlon Freitas e marcou para o Botafogo, mas logo em seguida Batista fez o terceiro gol do Peñarol, selando o placar.
Esta será a quarta final entre clubes brasileiros nas últimas seis edições da Libertadores. Desde 2018, apenas a final entre River Plate e Boca Juniors não teve um time brasileiro na disputa pelo título, refletindo o domínio do futebol brasileiro no cenário sul-americano recente.