O Botafogo empatou com o Defensa y Justicia em 1 a 1 no Nilton Santos pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Com um time praticamente reserva, o Alvinegro saiu na frente com um gol de Gabriel Pires, mas cedeu o empate com um gol de Tripichio após uma falha de Gatito Fernández. O resultado deixa a disputa em aberto para o jogo de volta, que será realizado no Estádio Florencio Sola, em Buenos Aires.
No primeiro tempo, o Botafogo desperdiçou boas chances de abrir o placar, com destaque para Lucas Fernandes e Victor Sá. O Defensa y Justicia também ameaçou pelo alto com Nicolás Fernández. Houve um momento de tensão no fim do primeiro tempo com uma possível expulsão de Tchê Tchê, mas o árbitro manteve o cartão amarelo após revisão.
No segundo tempo, o Botafogo conseguiu sair na frente aos 10 minutos com um gol de cabeça de Gabriel Pires, que voltava após três meses devido a uma lesão. A equipe alvinegra continuou criando boas oportunidades, mas o Defensa y Justicia reagiu com a entrada de Tripichio, que gerou perigo pelo lado direito. O empate argentino veio após uma falha de Gatito Fernández, que rebateu a bola nos pés de Tripichio para marcar.
Com o empate em 1 a 1 no jogo de ida, o Botafogo vai enfrentar o Defensa y Justicia novamente na próxima quarta-feira, às 19h, no Estádio Florencio Sola, em Buenos Aires. O resultado da partida de ida deixa a disputa aberta para a classificação às semifinais da Copa Sul-Americana.
Antes disso, o Botafogo terá um compromisso pelo Campeonato Brasileiro contra o Bahia, no domingo, às 15h (Horário do Mato Grosso do Sul), no Nilton Santos. O Alvinegro buscará manter o foco nas duas competições e buscar resultados positivos tanto na Sul-Americana quanto no Brasileirão.