A brasileira Bia Haddad se despediu precocemente de Roland Garros ao ser eliminada logo na primeira rodada. Nesta segunda-feira (27), a número 23 do mundo foi derrotada de virada pela americana Hailey Baptiste, 70ª colocada no ranking da WTA, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/1.
A paulista de 29 anos começou bem a partida, vencendo o primeiro set e abrindo uma quebra de vantagem no segundo. No entanto, a adversária cresceu em quadra e passou a dominar os pontos decisivos. No terceiro e último set, Baptiste manteve o ritmo forte, abriu 5/1 e fechou o jogo, garantindo vaga na segunda fase do Grand Slam francês.
Mesmo em desvantagem no set decisivo, a torcida brasileira tentou empurrar Bia nos instantes finais da partida, entoando gritos de "eu acredito". No entanto, a reação não se concretizou.
Esta é a terceira vez que Bia Haddad é eliminada na primeira rodada em Roland Garros. O mesmo aconteceu nas edições de 2017 e 2023. A derrota também interrompe a boa sequência iniciada no WTA 500 de Estrasburgo, na última semana, onde a brasileira alcançou a semifinal — seu melhor resultado da temporada e o primeiro nessa fase de um torneio da WTA em oito meses.
Com a eliminação, Bia encerra sua participação no segundo Grand Slam do ano com um retrospecto de seis vitórias e 16 derrotas em 2024. A tenista chegou a passar três meses sem vencer uma partida e teve uma sequência de nove derrotas seguidas entre janeiro e abril.
No ano passado, a brasileira fez história em Roland Garros ao chegar à semifinal, sendo eliminada pela número 1 do mundo, Iga Swiatek. Bia foi a primeira mulher brasileira a alcançar uma semifinal de Grand Slam em simples em mais de 50 anos.