Com atuação dominante no Estádio Olímpico de Montjuïc, o Barcelona venceu o Borussia Dortmund por 4 a 0 nesta quarta-feira (9), no jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões da Uefa. O resultado deixa o clube catalão em situação confortável para a partida de volta, marcada para a próxima terça-feira (16), na Alemanha.
O destaque da partida foi o brasileiro Raphinha, autor de um gol e duas assistências. Lewandowski marcou duas vezes, enquanto Lamine Yamal fechou o placar. O trio ofensivo, titular na formação do técnico Xavi Hernández, foi responsável por todas as jogadas de gol da equipe.
Desde os primeiros minutos, o Barcelona impôs ritmo intenso e criou diversas oportunidades. Aos 24 da etapa inicial, o zagueiro Cubarsí desviou cruzamento na área, e Raphinha, em cima da linha, completou para o fundo das redes, abrindo o placar e chegando a 12 gols na competição, agora líder isolado na artilharia.
Logo no início do segundo tempo, aos dois minutos, Raphinha e Lewandowski voltaram a aparecer. Após cruzamento de Yamal para o lado oposto da área, Raphinha ajeitou de cabeça, e o polonês marcou o segundo. Aos 20, Fermín López encontrou Lewandowski dentro da área, que finalizou de primeira para ampliar.
O quarto gol veio aos 31 minutos. Lewandowski desarmou no meio-campo, Raphinha arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro para Yamal completar a jogada. O camisa 27, contudo, foi substituído pouco depois, sentindo dores na coxa esquerda.
Com o resultado, o Barcelona pode perder por até três gols de diferença no Signal Iduna Park, na Alemanha, para garantir presença na semifinal. Caso avance, enfrentará o vencedor do confronto entre PSG e Aston Villa.
Antes do duelo de volta, o Barcelona visita o Leganés, no sábado (12), pela 32ª rodada do Campeonato Espanhol, competição na qual lidera a tabela.