O Barcelona está de volta às semifinais da Liga dos Campeões da Uefa após seis anos. Mesmo com uma derrota por 3 a 1 diante do Borussia Dortmund, nesta terça-feira (9), no Signal Iduna Park, a equipe espanhola garantiu a classificação graças à larga vantagem de 4 a 0 construída no jogo de ida, no Estadi Olímpic Lluís Companys.
A atuação catalã ficou bem abaixo do esperado, mas foi suficiente para manter o clube entre os quatro melhores da Europa. Do outro lado, o Borussia Dortmund, empurrado pela torcida, pressionou desde os primeiros minutos e teve em Serhou Guirassy o grande nome da partida. O atacante marcou os três gols dos alemães e assumiu a artilharia isolada da competição com 13 gols – um a mais que Raphinha, do Barcelona.
A pressão alemã deu resultado logo aos 10 minutos. Szczesny cometeu pênalti em Gross, e Guirassy converteu com uma cavadinha. O time da casa continuou superior e aumentou a vantagem no início do segundo tempo. Aos três minutos, Guirassy marcou de cabeça e incendiou o estádio. A resposta do Barcelona, no entanto, veio rapidamente. Aos oito, Bensebaini desviou contra o próprio gol e esfriou a reação alemã.
O Borussia ainda buscou o terceiro, e conseguiu com Guirassy aos 30, após falha de Araújo na área. Apesar da vitória, o resultado não foi suficiente para reverter o placar agregado, e os alemães deram adeus ao torneio.
O Barcelona conhecerá seu adversário na semifinal nesta quarta-feira. Inter de Milão e Bayern de Munique se enfrentam no San Siro, às 16h (de Brasília). Os italianos têm a vantagem do empate após vencerem o jogo de ida por 2 a 1, na Alemanha.
Apesar da eliminação, Guirassy foi ovacionado pela torcida ao deixar o gramado. Com os três gols marcados, ultrapassou Raphinha e assumiu a liderança na tabela de artilheiros da atual edição da Liga dos Campeões.