No último clássico Ba-Vi do ano, o Bahia levou a melhor ao vencer o Vitória por 2 a 0 na tarde deste domingo, na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Com gols de Everton Ribeiro e Luciano Juba, o Tricolor consolidou o triunfo e se manteve firme na luta por uma vaga no G-4 da competição, enquanto o Rubro-Negro segue ameaçado pela zona de rebaixamento.
O primeiro tempo começou truncado, com o Vitória pressionando o Bahia em seu campo de defesa e conseguindo diminuir os espaços. No entanto, foi o Tricolor que abriu o placar aos 14 minutos, quando Everton Ribeiro acertou um chute da intermediária que, após desvio, encobriu o goleiro Lucas Arcanjo. O Bahia, a partir desse momento, controlou melhor o jogo e deu poucas oportunidades ao adversário.
Na segunda etapa, o Vitória voltou mais ofensivo, com as entradas de Pablo, Lawan e Zé Hugo, buscando o empate. Zé Hugo, inclusive, acertou uma bola na trave aos 26 minutos, mas a equipe não conseguiu converter a pressão em gol. Nos acréscimos, o Bahia definiu a vitória com um contra-ataque puxado por Rafael Ratão, que terminou com gol de Luciano Juba aos 51 minutos.
Com o resultado, o Bahia permanece na 7ª posição, agora com 35 pontos, um a menos que o Cruzeiro, 6º colocado, que ainda tem uma partida atrasada. A distância para o Palmeiras, que fecha o G-4, é de apenas três pontos. O Vitória, por sua vez, estaciona na 15ª posição com 21 pontos, mesma pontuação do Corinthians, que abre a zona de rebaixamento.
O técnico do Vitória, Thiago Carpini, foi expulso após receber dois cartões amarelos em sequência por reclamação e será desfalque na próxima rodada. O Bahia volta a campo no próximo sábado, quando visita o Grêmio no Alfredo Jaconi, às 17h30 (do MS), pela 23ª rodada. Já o Vitória enfrenta o Cruzeiro na segunda-feira, dia 19, às 19h, no Barradão.