O Bahia conquistou uma importante vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio na tarde deste sábado, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Thaciano, ex-jogador do Grêmio, marcou os dois gols da partida, garantindo os três pontos para o Tricolor de Aço, que voltou ao G-6 da competição. Com o resultado, o Grêmio teve sua invencibilidade de oito partidas na temporada interrompida.
A vitória levou o Bahia aos 38 pontos, ocupando a sexta colocação na tabela. O Grêmio, por sua vez, permanece com 24 pontos e se encontra na 14ª posição, mas ainda corre o risco de perder posições até o final da rodada.
Desde o início, as estratégias das equipes ficaram claras. O Bahia, com maior posse de bola, pressionou o adversário desde os primeiros minutos. Aos 26 minutos do primeiro tempo, Everaldo quase abriu o placar para o Bahia, acertando a trave após bela jogada coletiva. No entanto, o gol só saiu aos 43 minutos, quando Everaldo cruzou na medida para Thaciano, que cabeceou para as redes, cumprindo a "lei do ex" contra seu antigo clube.
No segundo tempo, o Grêmio tentou ser mais agressivo, adiantando suas linhas e promovendo mudanças no time. Apesar de algumas chances criadas, principalmente com Monsalve, o Bahia continuou a controlar a partida. Aos 70 minutos, Thaciano ampliou a vantagem ao subir de cabeça após cobrança de escanteio, decretando o 2 a 0 para os visitantes.
O jogo foi marcado por homenagens ao apresentador Silvio Santos, que faleceu aos 93 anos. Antes da partida, foi respeitado um minuto de silêncio em memória do ícone da televisão brasileira, seguido por salva de palmas.
Thaciano, que não comemorou os gols em respeito à sua passagem pelo Grêmio, foi decisivo na vitória do Bahia. O meia, que atuou pelo clube gaúcho entre 2018 e 2023, tem agora 14 gols pelo Bahia na temporada. Renato Portaluppi, técnico do Grêmio, lamentou a saída do jogador nas redes sociais.
O Grêmio volta a campo na próxima terça-feira, enfrentando o Fluminense no Maracanã pelo jogo de volta das oitavas de final da Libertadores. Pelo Brasileirão, o time gaúcho encara o Criciúma no próximo domingo, às 15h (do MS), no Heriberto Hülse. Já o Bahia recebe o Botafogo, também no domingo, às 15h, na Arena Fonte Nova.