O Atlético-MG largou em vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil ao vencer o São Paulo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no Morumbi. O gol da vitória saiu nos acréscimos, com Battaglia aproveitando cobrança de falta de Gustavo Scarpa para marcar de cabeça, sem chances para o goleiro Rafael.
O São Paulo teve mais posse de bola durante o jogo e criou boas oportunidades, principalmente com Wellington Rato, que tentou em finalizações de fora da área, e com Lucas, que perdeu uma chance clara de cabeça nos minutos finais. O Atlético-MG, que alternou entre o ataque e os contra-ataques, soube aproveitar a bola parada para garantir a vitória.
Com o triunfo, o Atlético-MG pode empatar no jogo de volta, marcado para o dia 12 de setembro, em Belo Horizonte, para avançar às semifinais. O São Paulo precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis ou vencer por dois gols de diferença para garantir a classificação no tempo normal.
Antes da partida, o zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU, que faleceu na última terça-feira, foi homenageado. A torcida do São Paulo usou fumaça azul e branca, cores da bandeira do Uruguai, e os jogadores do Tricolor entraram em campo com o nome do atleta nas camisas. Um minuto de silêncio foi respeitado em sua memória.
Durante o jogo, o São Paulo começou pressionando e quase marcou com Wellington Rato, mas o goleiro Ederson fez boa defesa. O Atlético-MG respondeu com Gustavo Scarpa, que também parou nas mãos de Rafael. No segundo tempo, o Tricolor continuou a tentar com Wellington Rato e Lucas, mas sem sucesso. A melhor chance foi desperdiçada por Lucas, que cabeceou para fora após cruzamento de Bobadilla.
Nos minutos finais, o Atlético-MG aproveitou uma falta próxima à área e, em cruzamento de Scarpa, Battaglia desviou de cabeça para garantir a vitória do Galo.
Ambos os times voltam a campo no próximo domingo pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Atlético-MG enfrenta o Grêmio, às 10h (do MS), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, enquanto o São Paulo encara o Fluminense, às 17h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro.