Em um duelo equilibrado, com os times alternando o domínio, o Atlético de Madrid aproveitou um bom primeiro tempo para vencer o Borussia Dortmund por 2 a 1 no jogo de ida das quartas de final da Champions League, no estádio Metropolitano. Rodrigo de Paul e o brasileiro Samuel Lino marcaram para os donos da casa, enquanto Sebastien Haller descontou na etapa final, quando o time alemão teve um desempenho melhor. Com essa vitória, o Atlético terá a vantagem do empate no jogo de volta, que será na próxima terça-feira, no Signal Iduna Park.
O Atlético teve 30 minutos de completo domínio no início do jogo e aproveitou duas falhas da defesa alemã para abrir vantagem. Logo aos quatro minutos, o goleiro Kobel e o defensor Maatsen se atrapalharam na saída de jogo, e Rodrigo de Paul abriu o placar. Aos 31, após outro erro da defesa, Samuel Lino recebeu um passe de Griezmann e marcou o segundo gol. No entanto, o brasileiro recebeu um cartão amarelo ainda no primeiro tempo e estará suspenso para o jogo de volta.
Na segunda etapa, o Borussia Dortmund voltou melhor e conseguiu pressionar o Atlético. Aos 18 minutos, o técnico Diego Simeone fez uma substituição tática, retirando um atacante (Morata) e colocando um meia (Pablo Barrios), o que fortaleceu a defesa do Atlético, mas permitiu que o Dortmund pressionasse mais. A pressão alemã deu resultado aos 36 minutos, quando Haller descontou após receber um passe de Brandt na área. As mudanças feitas pelo técnico do Dortmund tiveram efeito positivo, com dois jogadores que saíram do banco acertando a trave do Atlético nos momentos finais do jogo: o jovem inglês Bynoe-Gittens e o alemão Julian Brandt, que teve a última chance da partida.