Atletas de canoagem uniram forças para auxiliar no resgate de pessoas e animais afetados pelas fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul. Com a cidade de Três Coroas, onde estavam para disputar o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom e Caiaque Cross, inundada pelas chuvas desde segunda-feira, os canoístas decidiram dedicar seus esforços à ajuda humanitária.
Pedro Aversa, renomado nome da canoagem nacional e campeão mundial de rafting em 2019, registrou nas redes sociais as imagens da tragédia e compartilhou sua participação nos resgates. "A gente tem bastante experiência em rios, em resgates, e se sentiu no dever de ficar e ajudar", afirmou Aversa.
Com o adiamento do evento esportivo para os dias 24 a 26 de maio, conforme decisão da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) em conformidade com as autoridades, os atletas canalizaram seus esforços para o apoio à comunidade. Além de Pedro Aversa, Leonardo Bueno, supervisor da canoagem, também se juntou aos esforços de resgate.
Os problemas causados pelas chuvas no Rio Grande do Sul são significativos, com 23 mortos e cerca de 14,5 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas. Três Coroas é uma das áreas mais afetadas, com 85% da cidade submersa, conforme relato do prefeito Alcindo de Azevedo.
A situação de emergência também afetou o cenário esportivo, com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adiando todos os jogos do Campeonato Brasileiro de clubes do estado até a próxima segunda-feira, em todas as suas divisões e tanto no futebol masculino quanto no feminino.