O Athletico derrotou o Racing por 1 a 0, nesta terça-feira, na Ligga Arena, em Curitiba, no jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. O gol da vitória foi marcado por João Cruz, aos 38 minutos do primeiro tempo. A equipe argentina ainda teve um gol anulado, feito por Salas, antes do intervalo, por impedimento. Apesar das chances criadas pelo Furacão na segunda etapa, o placar não foi ampliado.
O duelo foi marcado por uma forte pressão inicial do Racing, que ocupou o campo de ataque e dificultou as ações do Athletico. O goleiro Mycael foi fundamental ao defender uma finalização perigosa de Adrián Martínez aos 12 minutos e, mais tarde, após um erro de Fernando na saída de bola, Martirena quase abriu o placar para os visitantes. Contudo, o Athletico foi eficiente em sua rara chegada ao ataque, com João Cruz chutando forte de fora da área e balançando as redes de Arias.
Na segunda etapa, o Racing voltou a pressionar, mas o Athletico também teve boas chances de ampliar. Aos 15 minutos, João Cruz cobrou escanteio, e Christian, sozinho, cabeceou para fora. O Racing respondeu com Roger Martínez, mas Mycael salvou o Furacão mais uma vez. O atacante Pablo teve duas oportunidades nos minutos finais, mas ambas as tentativas foram defendidas pelo goleiro Arias, garantindo a vitória magra dos brasileiros.
Com o resultado, o Athletico tem a vantagem do empate no jogo de volta, que acontece na próxima quinta-feira, às 20h30, na Argentina. O Racing precisa vencer por dois gols de diferença para avançar, enquanto uma vitória por um gol de vantagem leva a decisão para os pênaltis. Quem passar enfrentará o vencedor de Fortaleza x Corinthians na semifinal.
Antes da decisão na Sul-Americana, o Athletico encara o Criciúma, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Já o Racing enfrenta o Talleres, pelo Campeonato Argentino, também no domingo.