Em um reencontro no Campeonato Brasileiro, o Athletico-PR levou a melhor sobre o Botafogo, vencendo por 1 a 0 na Arena da Baixada, no último sábado, em Curitiba/PR. O gol da partida foi marcado por Alex Santana, em um belo chute de fora da área contra o seu ex-clube.
No primeiro tempo, o jogo foi agitado, com chances para os dois lados. O Athletico-PR apostou na transição rápida e nos lançamentos da defesa para Canobbio, enquanto o Botafogo teve Tiquinho como referência no ataque. O Botafogo teve duas oportunidades de marcar com chutes de fora da área, mas foi o Athletico-PR que abriu o placar com um golaço de Alex Santana, que recebeu livre na intermediária e acertou o ângulo de Lucas Perri, goleiro do Botafogo.
No segundo tempo, o Athletico-PR continuou pressionando o Botafogo. Canobbio teve boas chances, mas não conseguiu marcar. A melhor oportunidade do Botafogo foi com Tiquinho Soares, de cabeça, mas ele mandou por cima do gol. Os jogadores do Botafogo questionaram a arbitragem em um lance em que Janderson pediu pênalti por um empurrão de Zé Ivaldo, mas o árbitro marcou falta do atacante.
Com essa vitória, o Athletico-PR subiu para a quarta posição na tabela, pulando da 11ª colocação. No momento, o time tem 15 pontos em nove rodadas, com cinco vitórias e quatro derrotas. Já o Botafogo, apesar da derrota, permanece na liderança, mas viu a diferença para o segundo colocado diminuir para quatro pontos. O Palmeiras pode chegar a dois pontos do líder se vencer no domingo.
Na próxima terça-feira (06/06), ambas as equipes têm compromissos internacionais. O Athletico-PR enfrenta o Libertad, na Arena da Baixada, pela quinta rodada da Libertadores, buscando encaminhar a classificação para as oitavas de final.
O Botafogo viaja para Quito, onde enfrentará a LDU pela quinta rodada da Sul-Americana. O Alvinegro, líder do grupo, terá um jogo decisivo pela liderança, que garante a vaga na próxima fase da competição.