A Argentina garantiu sua vaga nas semifinais da Copa América após uma emocionante disputa de pênaltis contra o Equador, na noite desta quinta-feira, no NRG Stadium. O time de Lionel Scaloni empatou por 1 a 1 no tempo regulamentar, mas venceu nas penalidades graças à atuação decisiva do goleiro Dibu Martínez.
Os atuais campeões abriram o placar no primeiro tempo com um gol do zagueiro Lisandro Martínez, após cobrança de escanteio de Lionel Messi desviada por Mac Allister. Na segunda etapa, o Equador teve a chance de empatar em um pênalti que Enner Valencia acertou na trave. Persistente, o Equador conseguiu igualar o marcador no final do jogo com Kevin Rodríguez.
Na disputa de pênaltis, Lionel Messi desperdiçou a primeira cobrança ao acertar o travessão, mas Dibu Martínez brilhou novamente, defendendo as cobranças de Ángel Mena e Minda. A Argentina venceu por 4 a 2 nas penalidades, com Otamendi convertendo a cobrança decisiva.
Messi, que era dúvida até a véspera do jogo devido a um desconforto muscular, foi titular, mas teve uma atuação discreta durante os 90 minutos. Sua contribuição veio através da bola parada, ao cobrar o escanteio que resultou no gol de Lisandro Martínez. No entanto, na disputa de pênaltis, sua tentativa de cavada acertou o travessão.
O Equador, sob o comando do técnico espanhol Félix Sánchez, fez uma partida de muita entrega. Iniciou bem o jogo, com chances de gol de Sarmiento e Preciado, mas sofreu o gol em uma jogada de bola parada. Na segunda etapa, teve a oportunidade de empatar com um pênalti, mas Enner Valencia não conseguiu converter. O time continuou a pressionar e conseguiu o empate com Kevin Rodríguez no fim do jogo, mas acabou derrotado nos pênaltis.
Este confronto marcou o 17º encontro entre Argentina e Equador na Copa América, com 11 vitórias para os argentinos e seis empates. Nas quartas de final das edições de 2021 e 2024, a Argentina saiu vitoriosa em ambas as ocasiões.
A Argentina agora espera o vencedor do duelo entre Venezuela e Canadá, que se enfrentam nesta sexta-feira, às 21h (do MS), em Dallas, para definir o adversário na semifinal.