O América-MG conquistou uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil de forma emocionante. Apesar de ter perdido por 3 a 1 para o Internacional no tempo regulamentar, o Coelho descontou no segundo tempo com um gol de Juninho e buscou a classificação ao vencer por 5 a 4 nas cobranças de pênaltis. Na última cobrança, Iago Maidana converteu para o América-MG, enquanto De Pena escorregou e tocou na bola duas vezes, o que resultou em um erro que culminou na eliminação do Internacional.
Os gols do Internacional foram marcados no primeiro tempo em três jogadas de bola parada, com Nico Hernández, Igor Gomes e Pedro Henrique, de pênalti. No segundo tempo, Juninho aproveitou um cruzamento de Marcinho e descontou para o América-MG.
O uso do VAR nas cobranças de pênaltis foi um aspecto incomum na classificação do América-MG. O árbitro de vídeo interveio duas vezes para corrigir problemas nas cobranças. Primeiro, mandou repetir a defesa de Pasinato em um chute de Alemão. A intervenção mais decisiva, no entanto, foi detectar os dois toques de De Pena ao converter sua cobrança. O uruguaio escorregou e tocou na bola com o pé de apoio, o que anulou o gol e resultou em um erro que levou à classificação do Coelho após o gol de Iago Maidana.
No primeiro tempo, apesar de o Internacional não criar muitas chances no início da partida, foi muito efetivo em construir o placar necessário. O time colorado marcou dois gols em cobranças de falta lateral de De Pena, encontrando Nico Hernández e Igor Gomes para balançar as redes. O terceiro gol foi convertido em um pênalti sofrido por Lucca. O Inter teve um desempenho quase perfeito nos primeiros 45 minutos.
No segundo tempo, Vagner Mancini fez três substituições, incluindo as entradas dos atacantes Mikael e Mastroiani, buscando mais ofensividade. O Internacional apostou nos contra-ataques e teve uma chance clara com Renê, que finalizou por cima do gol mesmo com a meta praticamente aberta. Com uma postura diferente, o América-MG dominou as ações e pressionou o goleiro John em pelo menos mais dois lances até Juninho antecipar Nico Hernández e marcar o gol que levou a partida para os pênaltis. O Internacional sofreu uma queda de rendimento no segundo tempo, especialmente após as substituições feitas por Mano, que enfraqueceram o setor ofensivo.
Nos próximos jogos, o Internacional enfrentará o Santos na Vila Belmiro, no próximo sábado, às 21h (Horário de Brasília). Já o América-MG receberá o Corinthians no Independência, também no sábado, às 18h30, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil serão sorteados e ocorrerão apenas em julho.