Estamos passando por um momento inédito, difícil, incerto do que acontecerá, não só em nosso país, mas no mundo inteiro, e a pensão alimentícia, continua sendo obrigatória o pagamento nesse tempo de pandemia?
Ainda que seja um período difícil, de incerteza, de resguardo, para o alimentante, o alimentado precisa da pensão da mesma forma, pois tem suas necessidades, seu alimento, moradia, o plano de saúde, a escola, água, luz, tudo continua independente do Covid -19.
Ambos os genitores são responsáveis pela criança, cada um com sua possibilidade, o que pode acontecer, nesse momento, em excepcional, é um diálogo entre os pais, pois pode ser que um deles não esteja trabalhando, e tenha como consequência sua renda diminuída, o que é a realidade da maioria do Brasil, assim com diálogo podem acordarem algo diferente, mas que supra as necessidades básicas do filho, pelo menos nesse período, passado esse susto, volta à normalidade.
O que não pode acontecer é o não pagamento da pensão, pois esse sim tem consequências. Esse é um momento em que nos pede olhar para o próximo, que o diálogo e o entendimento prevaleça, sempre pensando no melhor interesse da criança.
Que Deus tenha misericórdia do seu povo e que tudo volte à normalidade!
Aline Ramos Matheussi